Coronavírus - Todos juntos para combater a epidemia
No Brasil o novo coronavírus tem se espalhado exponencialmente, isso porque a transmissão do COVID-19 acontece de maneira muito acelerada, por isso é fundamental que tenhamos à consciência de que devemos trabalhar juntos para combater o vírus.
Fique atento as dicas abaixo e nos conteúdos reproduzidos pelo Ministério da Saúde. Aproveite para baixar a cartilha com dicas de prevenção e informações sobre o vírus.
Não existe nenhuma vacina específica para o coronavírus até o momento. O Ministério da Saúde ressalta que a transmissão da doença é menos intensa do que a da gripe comum e que, assim como outras infecções respiratórias, o contágio acontece pelo ar ou contato com superfícies e objetos que estejam contaminados, seguido do hábito de levar as mãos à boca, ao nariz e aos olhos. Mas o principal meio de transmissão acontece entre pessoas. Por isso adote as seguintes recomendações:
● Lave as mãos frequentemente com água e sabão; se não puder, higienize com álcool 70%
● Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o antebraço ou lenço de papel
● Higienize muito bem as mãos antes de tocar o rosto, os olhos, a boca e o nariz
● Não se aproxime de pessoas que apresentam os sintomas da doença
● Caso você apresente algum sintoma, fique em casa e evite o contato com outras pessoas.
● Mantenha os ambientes bem ventilados
● Evite aglomerações e, se puder, mantenha distanciamento social
Orientações para Idosos e Pessoas com Doenças Crônicas
O coronavírus infecta pessoas de qualquer idade, porém pessoas idosas e com condições crônicas de saúde têm maior risco de contrair a doença e evoluir de forma mais grave. De forma geral, pessoas idosas (de 60 anos ou mais) ou portadores de doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, doenças pulmonares e asma) ou com quadros de imunodepressão (HIV, transplantados, uso de quimioterapia, uso de imunobiológicos) estão no grupo de vulnerabilidade ao coronavírus.
Perguntas e Respostas:
São Francisco Vida – Dicas
7 mitos sobre a doença
CUIDADO COM AS FAKE NEWS: As fake news sobre o vírus causador da COVID-19 provocam pânico e atrapalham a prevenção e o tratamento corretos da doença. Confira alguns mitos:

O ÁLCOOL GEL NÃO FUNCIONA NA PREVENÇÃO CONTRA O VÍRUS
Embora circule nas redes sociais a informação de que o vinagre seria mais eficiente para higienizar as mão e evitar o contágio pelo coronavírus, o Ministério da Saúde e outros órgãos mundiais recomendam lavar as mãos com água e sabão ou, se não disponível, usar álcool gel 70%. O vírus permanece vivo em superfícies de metal, vidro e plástico, mas é facilmente exterminado com álcool gel 70%, segundo estudo publicado no Journal of Hospital Infection (em inglês).

CHÁ DE ERVA-DOCE MATA O VÍRUS
Com o argumento de que o chá de erva-doce carrega a mesma substância do medicamento Tamiflu, usado no tratamento da gripe H1N1, corre nas redes sociais um vídeo aconselhando as pessoas a ingerirem duas doses diárias da bebida (uma xícara a cada 12 horas) para matar o vírus. O Ministério da Saúde ressalta que, até o momento, não há nenhuma substância, alimento, vitamina ou vacina que possa prevenir a infecção.

TOMAR BANHO QUENTE AJUDA A PREVENIR A DOENÇA
Os países do mundo com maior incidência de casos da infecção pelo novo coronavírus estão no fim do inverno, o que tem levado muita gente a acreditar e espalhar a informação de que o vírus não se propaga no calor. Consequentemente, banhos bem quentes funcionariam como medida de prevenção contra a doença. A OMS publicou que a temperatura corporal normal do ser humano, entre 36.5°C e 37°C, não é alterada com a água quente do banho. O comunicado também alerta que o banho em alta temperatura pode provocar queimaduras na pele.

COMER ALHO CRU COMBATE O CORONAVÍRUS
O alho é comprovadamente um alimento com propriedades antimicrobianas capazes de aumentar a imunidade. Porém, a sugestão de internautas para as pessoas consumirem o alimento cru para conter o vírus não tem evidência científica, segundo a OMS.

O VÍRUS É TRANSMITIDO POR MEIO DE ITENS IMPORTADOS DA CHINA
Como a China é um dos maiores exportadores comerciais do mundo, existe o boato de que itens importados de lá poderiam levar o vírus para os países importadores, o que aumentaria muito a contaminação no mundo inteiro. Segundo o Ministério da Saúde, não é verdade que produtos vindos do país asiático cheguem contaminados ao local de destino.

A COVID-19 É UMA GRIPE COMO OUTRA QUALQUER
Os sintomas são semelhantes aos da gripe, porém, nos casos em que a doença evolui, surgem complicações respiratórias graves. Ainda levará um tempo para que a COVID-19 seja totalmente entendida, mas os dados atuais mostram que a taxa de mortalidade pela doença está entre 3% e 4%.

A VITAMINA D PREVINE O CORONAVÍRUS
Obtida a partir de suplementos vitamínicos, alguns alimentos e a exposição ao sol, a vitamina D reforça o sistema imunológico. Mas a associação entre a vitamina e a prevenção contra o coronavírus, feita em mensagens eletrônicas envolvendo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), não procede. Em nota oficial, a SBI afirma que não há evidências científicas que comprovem a eficácia da vitamina D contra a vírus causador da doença respiratória.
Ministério da Saúde – Informações Gerais
Ministério da Saúde – Fake News
Ministério da Saúde – Viajantes